Piotr Kropotkin - Palavras de um Revoltado

Publicado clássico de Kropotkin no Brasil

KROPOTKINE, Pierre. Ver : "KROPOTKINE, Petr Alekseevitch (1842-1921) "* bibliografia COÊLHO, Plínio Augusto

Nova publicação de Kropotkin no Brasil

O clássico Palavras de um Revoltado de Piotr Kropotkin foi publicado no Brasil em setembro de 2005 em uma co-edição das editoras Imaginário e Ícone e com tradução de Plínio Augusto Coelho.
O livro é um clássico composto de uma série de artigos escritos por ele e publicados no jornal Le Révolté, no período entre 1879 e 1882. Conforme Éliséé Reclus comenta na apresentação do livro “Fiel ao método científico, o autor expõe, de início, a situação geral da sociedade, com suas baixezas, seus vícios, seus elementos de discórdia e de guerra; estuda os fenômenos de decrepitude que os Estados apresentam e mostra-nos as fissuras que se abrem, as ruínas que se acumulam. Em seguida, desenvolve os fatos da experiência, oferecidos pela História Contemporânea no sentido da evolução anárquica; indica sua significação precisa e extrai deles o ensinamento que comportam. Enfim, no capítulo A expropriação, resume suas idéias, tais como sobressaem da observação e da experiência, e apela para os homens de boa vontade, que não se contentam em saber, mas que querem agir.”
“Os socialistas já fizeram muitas vezes a história da gênese do Capital. Contaram como ele nasceu das guerras e dos despojos, da escravidão, da servidão, da fraude e da exploração moderna. Mostraram como se nutriu do sangue do operário e, pouco a pouco, conquistou o mundo inteiro. Devem ainda fazer a mesma história no que concerne à gênese e ao desenvolvimento da Lei. [...]
Feita para garantir os frutos da pilhagem, do açambarcamento e da exploração, a Lei seguiu as mesmas fases de desenvolvimento do Capital: irmão e irmã gêmeos, caminharam de mãos dadas, nutrindo-se ambos dos sofrimentos e das misérias da Humanidade.”
Piotr Kropotkin